Curiosdades sobre a Nova Zelândia e Kiwis

Em comemoração à aprovação do meu visto de residência eu vou contar nesse post algumas curiosidades sobre a Nova Zelândia e sobre os Kiwis. A Nova Zelândia é conhecida por ser o país dos esportes radicais e por belas paisagens, mas não é só isso que a terra dos Kiwis tem. Então vamos às curiosidades:

  1. Segurança

Nova Zelândia é um país seguro claro. Mas aposto que muita gente pensa que é um país 100% seguro. Não é. Antes de me mudar para cá disseram que aqui era tão seguro que deixavam o carro com as janelas abertas no estacionamento do supermercado, mas já não é mais assim. Os furtos cresceram muito na NZ nos últimos tempos. Nos anos 60 o primeiro ministro da NZ conhecia todos os presos na cadeia, diferente de hoje que já não acontece mais isso, a população aumentou consideravelmente. Ha furtos, eu já fui furtada duas vezes aqui (e nunca no Brasil!), mas não há violência.

     2. Comida e Moradia

Comida é cara! Eu fiquei espantada a primeira vez que foi no supermercado e vi um pepino por $3 e um pimentão por $4. É claro que esses preços mudam conforme a temporada, mas mesmo assim é caro. As frutas são disponíveis conforme a temporada também. A moradia é cara (entre $100 a $500 por semana), especialmente nas cidades. Por isso, é muito comum dividir a casa com flatmates, normalmente cada quarto da casa tem um preço (depende do tamanho e das utilidades) e os inquilinos pagam separado para o proprietário.

3. Andar descalço

É uma tradição kiwi andar descalço na rua. Sim, você leu certo, na rua… Eu já perguntei para algumas pessoas o por quê disso, mas ninguém sabe ao certo. Certamente é uma tradição Maori, os Maoris são polinésios que viviam nas ilhas da Nova Zelândia antes dos ingleses colonizarem o país e eles andam descalços. É muito comum ver crianças descalças no supermercado, por exemplo, mesmo no inverno. E geralmente quando se é visita você tira o seu sapato antes de entrar na casa. Isso eu também não sei exatamente o por quê, mas muitas vezes é por causa do carpete (muitas casas tem carpete e para manter mais limpo não usam sapato em casa), mas isso não é uma regra.

4. País countryside

A Nova Zelândia é um país totalmente countryside. Só há 16 cidades (na Ilha do Sul: Christchurch, Dunedin, Nelson, Invercargill e na Ilha do Norte: Wellington, Palmerston North, Napier, Gisborne, Tauranga, Hamilton, Auckland, New Plymouth, Rotorua, Taupo, Whangarei, Whanganui) e a maior delas é Auckland com um pouco mais de 1 milhão de pessoas. Muitos dizem que Auckland não é NZ, porque é cidade demais para esse país. A NZ tem uma cultura muito rural e se você quer conhecer a identidade dos Kiwis é no interior que você vai encontrar.  A NZ possui muitos lugares isolados, por exemplo, o nordeste da Ilha Norte (East Cape) é um lugar completamente remoto com cavalos selvagens na praia e pode-se encontrar povoados de 6 casas, com uma igreja e um cemitério. A soma dos habitantes da Ilha do Norte é mais ou menos 2/3 maior que os habitantes da Ilha do Sul, então isso se aplica mais ainda para Ilha do Sul. Uma tradição kiwi muito interessante é encontrar objetos pendurados nas cercas na beira das estradas. Desde bicicletas até sutiãs, sapatos, prancha de surfe, etc. E você pode encontrá-los em todos os lugares.

5. Emancipação Kiwi

Na Nova Zelândia fazer 18 anos significa a tão esperada independência e emancipação dos pais e o mergulho para a grande experiência da vida. De forma geral, o Kiwi começa a trabalhar e sai da casa dos pais cedo, às vezes antes de terminar a escola. Por isso, é muito comum dividir uma casa com flatmates, cada um arcando com as despesas separadamente. Em muitos lugares é comum ao completar 18 anos ir para a faculdade, mas aqui isso não é uma regra.

6. Hiking e animais

A cultura de hiking, a caminhada em florestas e montanhas, é admirável na Nova Zelândia. Esse país é conhecido por sua paisagem, e isso é verdade, não é preciso ir muito longe para conseguir uma foto de tirar o folêgo. Mas, para mim, o que torna a Nova Zelândia especial é o fato de não ter animais que representam perigo para sua caminhada, a única coisa que deixa sua viagem perigosa mesmo é o clima (o maior motivo das causas de morte é por hipotermia). Em outros lugares, você pode encontrar ursos, lobos, coiotes e tantos outros animais que podem te surpreender. Entretanto, deve ser incrível você presenciar a vida selvagem do jeito que ela é e ver animais maravilhosos em seu habitat natural, mas vamos combinar… não deve ser completamente confortável com a possibilidade de ser atacado por um animal desses (quem viu Revenant, sabe do que eu estou falando…).

7. Clima

É comum dizer que se pode experenciar o inverno e o verão no mesmo dia na Nova Zelândia. Isso por dois motivos, primeiro porque o país tem um clima temperado, ou seja, temperaturas variadas com estações do ano bem definidas, e a paisagem varia entre praia e montanhas. E o segundo motivo é porque o país é pequeno. Então, por exemplo você pode ir esquiar no Mount Ruapehu e no mesmo dia no verão ir para uma praia bem quente em Hastings, seria um pouco cansativo, mas dá rs. Ou então, na Ilha do Sul você pode ir para o Mount Cook, a maior montanha da NZ de 3,724m em Queenstown e no mesmo dia ir para Alexandra, uma cidade conhecida por suas altas temperaturas no verão, e claro estamos falando no verão, porque no inverno é frio em todo lugar rs!

8. Comida típica

Os Maoris chamam comida de kai e a comida do mar é chamada de kaimoana. A mais popular delas é chamada paua. Paua é um molusco do mar, do tamanho da palma da mão, de cor preta e concha perolada. Eu não sei explicar o gosto, mas é um gosto forte, muito gosto de iodo marinho, se isso faz sentido… Fora isso, você encontra em todo lugar Fish’n’Chips que nada mais é que peixe à milanesa com batata frita, é uma espécie do fast food neo zelandês.

9. Línguas oficiais

São três as línguas oficiais: inglês, maori e língua dos sinais. O inglês é o inglês que todo mundo conhece. O maori é muito usado também, em todos lugares as informações estarão em inglês e em maori, e por isso você  acaba aprendendo algumas palavras em maori. Quando eu me mudei eu pensava que a língua dos sinais era uma língua especial dos Maoris, mas nunca tinha visto ninguém falando a tal da língua, foi quando descobri que a língua dos sinais é a língua dos sinais mesmo…! A língua dos surdos e mudos, usada na Inglaterra, Australia e Nova Zelândia! Sim! Essa é uma língua oficial daqui. Eu achei isso demais. Todo país deveria ter essa língua como oficial né?!

10. Consumo e desconto

Kiwis não são nada nada nada consumistas. Sim, pra quem cresceu numa sociedade tão consumista que nem o Brasil vir para Nova Zelândia é diferente. Eu vou dar exemplos para você entender melhor. Primeiro, em datas comemorativas não tem essa de comprar presentes para todo mundo e não há publicidade, propagandas, promoções, campanhas, anúncios massivos como se vê na América (uma coisa que me deixa furiosa e que sinto falta, é comprar presente de Natal e a loja oferecer o pacote de presente, na Nova Zelândia quase nenhuma loja sequer tem saco de presente, você tem que comprar separado e fazer o pacote você mesmo, não é irritante?! rs) Na Nova Zelândia o desejo consumista é mais dicreto. Segundo, as pessoas de forma geral não ligam para carros, o primeiro carro de uma pessoa provavelmente será um bem antigo… Outra curiosidade é nunca pedir desconto por aqui. Algumas pessoas levam isso até como um insulto. Não há política de descontos na Nova Zelândia e isso serve também para caixinha e gorjetas. Não há incentivo para dar gorjetas ou caixinha, ao contrário dos EUA onde a cultura da gorjeta é grande, uma vez que a maior parte do salário é constituída dela, aqui o salário mínimo é relativamente bom.

Espero que você tenha gostado dessas 10 curiosidades sobre a Nova Zelândia e os Kiwis. Se você tiver perguntas ou sugestões de post deixe nos comentários =)

Boa semana pessoal! =)

Com carinho,

Cha😉

Se esse post te beneficiou compartilhe ele no: ;)

Respostas de 2

Artigos Relacionados