“To go tramping” na Nova Zelândia

O termo tramping, usado na Nova Zelândia, significa caminhar (mesmo que hiking, rambling, trekking ou bush-walking, usados em outros países de língua inglesa). A palavra tramping originou-se de uma palavra alemã que significa caminhar vigorosamente (Shaun Barnett & Chris Maclean, Tramping – A New Zealand History).

A Nova Zelândia tem 9 grandes caminhadas (veja aqui: http://www.doc.govt.nz/Documents/parks-and-recreation/tracks-and-walks/great-walks-summary.pdf) e a Te Aroha que vai desde o ponto mais norte da ilha norte (Cape Reinga) até o ponto mais sul da ilha do sul (Bluff). As grandes caminhadas da Nova Zelândia são internacionalmente conhecidas e por isso você encontra mais estrangeiros e cabanas são mais caras.

Department of Conservation e Tramping Clubs

O Departamento de Conservação da Nova Zelândia é uma organização governamental que cuida dos parques nacionais (13 parques) e parques florestais (19 parques) do país. É responsável por administrar as terras,  os animais e as cabanas dos parques.

Os Clubes de Tramping nada mais são do que um grupo de pessoas que amam as montanhas e se juntaram para organizarem caminhadas, construir e/ou fazer a manutenção de cabanas e conservação de trilhas.

As cabanas

Existem mais de 950 cabanas públicas espalhadas por todos os parques florestais e nacionais da Nova Zelândia. Algumas delas são pagas para passar a noite. Os preços variam bastante, vai de $5 até $54 por noite. As cabanas mais caras estão nas grandes caminhadas da Nova Zelândia, por motivos óbvios. Outras cabanas são gratuitas.

O ticket pode ser comprado no DOC (Department of Conservation) e ele é depositado numa caixinha dentro da cabana. Tem a opção de comprar o Hut Pass que é um passe livre para todas cabanas do país no período de seis meses ou um ano. Você pode ver os preços nesse site: http://www.doc.govt.nz/parks-and-recreation/places-to-stay/stay-in-a-hut/booking-and-paying/

Tem cabanas de todos os tamanhos, formatos e cores diferentes. Há cabanas bem grandes que cabem mais de 25 pessoas, outras que só cabem duas pessoas. As cabanas possuem colchões e depósito com água da chuva, mas nem todas possuem lareira ou a lareira pode não ser muito boa. Algumas estão bem equipadas com fogões a gás, varal, pia, velas, mesas, bancos e reservatório de carne (services huts). Você pode encontrar coisas que as pessoas deixam para ajudar os próximos que passarão por ali, como: fósforo, velas, papéis para queimar, madeira para lareira, caneta,  talheres, etc.

Este slideshow necessita de JavaScript.

De um modo geral, a distância estre as cabanas, em média, é de 2 horas, ou seja, se você está numa cabana a caminhada é de 2 horas, mais ou menos, para chegar em uma outra. As cabanas que estão perto das entradas dos parques e aquelas nas trilhas das grandes caminhadas são as mais populares.

Há cabanas em lugares inóspitos que dificilmente você encontrará alguém, elas estão há mais de 8 horas de caminhada e você passa por outras cabanas para chegar lá. Geralmente, é uma caminhada de dias. Essas viagens são divididas em etapas que você descansa nas cabanas no meio do caminho até chegar na cabana do seu destino. Porém, há experientes  que vão para esses lugares em um único dia.

IMG_5640
Tararua Forest Park, McGregor Bivvy Hut, 13 February 2016. Essa foi a trilha mais difícil que já fiz até agora. Demoramos 10 horas para chegar no destino.

The trampers

Bem, é possível ver pessoas de todas as idades nas trilhas. Nas trilhas das grandes caminhadas terão muitos estrangeiros. Outras trilhas menos conhecidas você encontra mais pessoais locais. Mas duas coisas que são muito interessantes são as crianças e os idosos.

As crianças são bastante independentes. Não dúvido que tenha criança que caminha sozinha na floresta. Elas nunca sentem frio! Pode estar um frio de 0 grau e elas estaram brincando de pega pega com camiseta, shorts e descalça!

Os idosos caminham, geralmente, sozinhos. Ás vezes, por dias. Idosos eu digo mais de 75 anos de idade. Pode-se ver grupos de amigos. Em feriados prolongados você pode passar por mais de 30 pessoas. As cabanas ficam cheias, levar a sua própria barraca caso a cabana esteja lotada, não é má ideia.

Além das grandes caminhadas há outras trilhas famosas, uma delas se chama Mt. Holdsworth – Jumbo Circuit de 24km no Tararua Forest Park. As pessoas fazem esse circuito correndo durante uma manhã! Passa por três cabanas e tem subidas bem íngremes.

IMG_7592
Ruahine Forest Park. Esse banheiro aberto é uma exceção. A maioria é abrigado.

 Banheiros

Toda barraca tem um banheiro. O banheiro, geralmente, nada mais é do que um abrigo com um buraco fundo e uma tampa de privada. Ás vezes tem papel higiênico que as pessoas deixam lá,  outras não. Pode-se encontrar até veneno para inseto.

Eu chamo o buraco de buraco negro! Imagina a sensação de você enfiar sua bunda num buraco fedido e escuro… Eu sempre imagino que pode sair qualquer coisa de lá rs.

Agora se no meio do caminho bater aquela vontade, aí não tem jeito…

img_7595

Clima e Equipamento

O clima nas montanhas é instável. Sempre, sempre, sempre deve ser levado roupa para o frio e para chuva, mesmo no verão com dias de muito calor. As previsões do tempo são, geralmente, bem precisas, mas tudo pode acontecer quando você está no top da montanha. Há casos de gringos que não resistiram com a mudança do tempo. Embora não seja comum, há poucos casos por ano. O governo da Nova Zelândia possui helicópteros de resgates. Em cada cabana tem um dispositivo para chamá-lo em caso de extrema necessidade.

O equipamento na mochila depende de quantos dias você ira caminhar. Mas de uma forma geral se leva, realmente, só o necessário. A comida é contada a dedo, casaco leve de plumas, jaqueta à prova d’agua, roupa enquanto caminha e uma roupa seca, meias, gorro, luvas, uma garrafa d’agua, protetor solar, sacola para depositar o seu lixo, equipamentos para preparar os alimentos, um canivete suíço, barraca (se planeja passar a noie num lugar aberto), colchão (opcional), saco de dormir, e claro, se puder um chocolate, porque você precisa de energia.

img_2691

Trilhas

 As trilhas são classificadas em fácil, moderada, avançada e expert. As facéis e moderadas são as mais acessíveis e populares. As avançadas são assim classificadas porque tem subidas e descidas clivosas e a trilha não é muito bem demarcada como nas outras. Há trechos que só se sabe a trilha por causa do chão calcado.

img_4433

As trilhas experts são para os experts! rs. Isso porque você deve ter um senso de direção apurado, saber usar uma bússola e ter um GPS. As trilhas duram dias e a pessoa tem de estar preparada para qualquer clima e conhecer a floresta.

O site http://www.doc.govt.nz/ dá todas informações sobre as trilhas, disponibiliza mapas com as altitudes e longitudes, diz tudo sobre as cabanas (quantas camas, preço e as facilidades), o que você deve ter em mente antes de ir para sua aventura, descrição do lugar, etc.

img_2533

Animais

Não há nenhum animal que possa te fazer mal nas florestas neo zelandesas. Isso na verdade é bem engraçado, eu sempre falo que as florestas daqui parecem cinematográficas. Você parece estar num cenário montado para um filme, pois não se vê animal algum!

Na verdade, óbvio, que algum animal vai ter, mas nenhum que possa te oferecer perigo como pássaros (muitos); cervos que fogem de você e aqui abro um parênteses para dizer que na época de reprodução os machos ficam frenéticos para copular a fêmea e isso pode oferecer perigo; porcos selvagens, gambá  (possums) e aranhas não venesosas.

IMG_5644
Flow nossa cachorrinha que ama as montanhas. Queria a metade da energia dela hehe

Cachorros

Muitas pessoas levam seus cachorros. Alguns deles têm mochilas, como a Flow, nossa cachorrinha. Eles amam estar na floresta, rs. Porém, há lugares que não se pode levá-los devido ao veneno para possum que é uma praga.

Apesar de ser praga, não é comum vê-lo, pois é um animal noturno, durante o dia eles estão nas suas tocas. Somente na caminhada noturna é possível ver um, mas mesmo assim eles fogem muito rápido.

Voltando ao cachorro… eles não são permitidos dentro das cabadas, mas muitas pessoas põe eles para dentro depois de pedir a permissão do grupo. Resumindo, é um ótimo exercício para nossos companheiros e eles ficam animados com a aventura.

IMG_5629
Tararua Forest Park

Por que caminhar…

Agora o que muita gente deve estar se perguntando é o por que pessoas gostam tanto de caminhar horas/dias, passar a noite numa cabana, cagar num buraco negro no frio, suar, ficar sem banho, ficar com calos nos pés, carregar uma mochila pesada nas costas, estar longe da civilização e comer comida desidratada.

Bom, porque estar em contato com a natureza é estar em contato com algo maior, com a paz. Caminhar na floresta é meditar, você se concentra somente naquilo que deve fazer naquele momento. Espairece a mente. Sem contar as paisagens que você vê, nasceres e pores do sol que presencia. E tudo isso faz valer a pena o perrengue.

É isso minha gente, espero que vocês tenham gostado deste post. Deixem seus comentários aqui para saber o que vocês acharam. Perguntas, ideias, sugestões e críticas são bem -vindas.

Gratidão,

Cha♥

Se esse post te beneficiou compartilhe ele no: ;)

Respostas de 6

  1. What a great blog post! I found it very informative and it definitely made me want to go visit you. I just wish it wasn’t so far away but sooner or later, we will come! You might need to come visit me first rs and I will show you what Dallas has to offer which is not much compared to the beauty in NZ. Love you my dear! Have a great night! (or Day) 🙂

    1. Cheers Mi!! I am glad that you liked it. We will take you to these places. You will be amazed. There is a flight from Auckland to Dallas via Houston, we have been looking… =) Soon we are together there. I want to go off the beaten track in Dallas rsrs. I can`t wait for it. Lov you! XXX

Artigos Relacionados